Conteúdos SEO aplicados de forma correta no seu site te ajudam a conquistar bons posicionamentos, te tornando mais relevante perante os mecanismos de buscas e também ao seu público alvo.
Isso porque ter presença ativa no mundo digital é de grande relevância em dias de grande inclusão digital. Para garantir maior visibilidade, é importante se fazer ser notado pelos buscadores. As técnicas de SEO ( otimização de mecanismos de busca em português) surgiram justamente para facilitar todo esse processo.
Para saber por onde começar para aplicar uma estratégia SEO para a sua página, continue lendo esse artigo que te contaremos os pontos cruciais!
1 – Palavras-chave # conteudos seo
É basicamente por meio delas que seu site será localizado pelos mecanismos de busca. Ao escolher, tente pensar naquelas que trarão relevância ao seu site, sempre se colocando no lugar da sua persona (público alvo).
Há ferramentas gratuitas para te auxiliar nisso, como o Ubersuggest e o Keyword Tool. Para utilizá-las de maneira correta, digite a palavra-chave e confira o seu índice de popularidade.
Apenas tome cuidado com o excesso de palavras-chave ao longo do texto, já que a sua utilização deve ocorrer de forma orgânica, ou seja, natural.
2 – Título
Deve conter a palavra-chave, resumindo a ideia geral do texto apresentado. Invista também em call to actions, que incentivam os cliques, e procure respeitar o limite de cerca de 60 caracteres, já que títulos muito longos acabam sendo cortados pelos mecanismos de buscas.
3 – Subtítulos
Os subtítulos (H2, H3, H4, H5) auxiliam na escalabilidade do texto, ou seja, ajudam a deixar o conteúdo mais fluido e estruturado, facilitando a leitura do usuário. Além disso, subtítulos bem posicionados ajudam a dar uma ideia geral do conteúdo e a chamar a atenção do leitor. Uma boa dica é utilizar a palavra chave principal ao menos uma vez em um dos subtítulos, assim como palavras chaves complementares.
4 – Tamanho dos textos
Assim como textos muito longos podem cansar o leitor, um texto muito curto, de até 400 palavras, também pode ser prejudicial. Isso porque os buscadores têm uma tendência de valorizar textos entre 1000 à 3000 palavras em média, pois há uma tentativa sempre de fornecer aos usuários explicações completas e de qualidade, e pela interpretação dos mecanismos, há maiores chances de se encontrar conteúdos mais completos em textos maiores.
Procure então inserir informações ao seu conteúdo, criando parágrafos enxutos e concisos. Sites como Google, Bing e Yahoo compensam sites com conteúdo relevante, então procure investir nisso.
5 – Imagens
São responsáveis por tornar o conteúdo com um visual mais agradável e menos cansativo. Utilize imagens claras, de relevância e com boa qualidade, sem se esquecer de sempre optar pelas livres de direitos autorais. Para isso, procure sites como Pixabay, Unsplash e Pexels.
Além do apelo visual, as imagens também fazem parte dos conteúdos seo. Para a sua otimização, nomeie a imagem com a palavra-chave, utilizando hifens (por exemplo, conteúdos-seo), sem acento ou cedilha.
Não utilize imagens pesadas, pois isso pode prejudicar o carregamento de toda a página. Se necessitar, faça uso de um compressor para tornar a imagem mais leve.
6 – Links
Essa prática, também conhecida como link building, ajudará a tornar a seu conteúdo mais confiável e relevante. Tente linkar seu texto com páginas populares. Isso é uma ótima estratégia seo, pois ajuda a trazer mais credibilidade perante os buscadores. Utilize ao menos dois links, um interno (sua página) e outro externo.
Seguir essas dicas é a certeza de que você estará mais preparado para aplicar sua estratégia de seo de maneira eficaz, te trazendo bons e consistentes resultados. Atenção para não focar apenas na técnica e deixar a qualidade de lado, pois ambos andam lado a lado!