Estratégias de marketing para mídias digitais é tudo o que você precisa saber sobre redes sociais para o seu negócio ou empresa. Para funcionar de forma efetiva, é necessário uma estratégia bem definida, já que o público desses canais têm padrões altos para a aceitação do conteúdo ali compartilhado.
É preciso eficiência nesse processo para que haja retorno consistente, com seguidores e interações, e no artigo de hoje, iremos apontar os pontos mais importantes para obter sucesso na sua estratégia, vamos lá?
1. Adapte e diversifique o conteúdo
Tente trazer conteúdos um pouco mais diversificados para cada rede social, evitando postar a mesma coisa em todos os canais da empresa. Isso é importante, já que muitas pessoas possuem contas em mais de uma rede social, sendo assim, postar exatamente o mesmo conteúdo em todos os canais de mídia pode soar meio repetitivo.
Uma dica é desenvolver estratégias diferentes para cada rede social, como investir em hashtags no Twitter ou em imagens atrativas no Instagram. Não se esqueça, claro, da qualidade do conteúdo postado, que deve se basear nas demandas da audiência. Uma postagem que não atenda as necessidades do seu público afetará o seu alcance
em outros post futuros, aparecendo em feeds de um menor número de pessoas.
2. Cuidado com o excesso de perfis na rede
Criar perfis em absolutamente em todas as redes sociais pode a princípio parecer uma boa ideia para marcar presença online, mas pode ser um tiro no pé se você não tem como prestar suporte à todas elas.
Essa atitude pode levar à ausência de posts, assim como falta de assistência aos clientes, afinal de contas, as redes sociais são um canal bidirecional, onde o público pode fazer perguntas importantes sobre a marca, assim como trazer dúvidas e reclamações. Como a ideia aqui é fazer a empresa parecer o mais humana possível, a impressão inversa poderá ser causada, levando a perda de seguidores e má reputação no mercado.
Caso você não tenha recursos para gerenciar todas as redes sociais, opte por focar em apenas um canal ou conte com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Publiclick.
3. Observe a melhor hora do dia para postagens
Contar com dicas de artigos ou de especialistas para identificar o momento certo de fazer um post nas mídias sociais é sem dúvida muito importante para conquistar sucesso na sua estratégia, mas sempre se pergunte se as dicas cabem ao seu público alvo.
Assim, tente sempre observar quando seus seguidores estão mais ativos nas redes sociais. Várias mídias digitais tem esse recurso, como o Facebook. Para isso, basta clicar na guia informações na parte superior da página.
Além dos recursos das redes sociais, tente combinar suas avaliações com o Google Analytics para obter dados melhores e mais precisos.
4. Não empurre produtos para seu seguidor
Através das redes sociais, você tem a facilidade de manter seus seguidores informados sobre ofertas, novos produtos, além de poder fazer anúncios, alterações ou compartilhar notícias.
Porém, é necessário que haja sabedoria nessas práticas. Anúncios de vendas longos, insistentes e que ninguém tem interesse devem ser evitados caso contrário, a perda de seguidores será certa.
Por fim, certifique-se de adaptar as respostas padrão para cada seguidor para não soar mecânico. Não se esqueça também de monitorar a estratégia da concorrência para fazer comparações e ter mais ideias.