O bom posicionamento de um site é muito importante para que este seja notado pelo seu público-alvo, acarretando em mais vendas e maior visibilidade ao seu negócio. Para isso, porém, é preciso avaliar como anda o ranking do seu site.
Neste artigo iremos te ajudar a avaliar cada fator importante para otimizar o seu site, fazendo sua página ranquear nos principais mecanismos de busca.
1. Analise o desempenho geral do site
Alguns elementos podem estar prejudicando o seu site na missão de alcançar os melhores posicionamentos no Google. Para identificar quais são eles, é recomendado utilizar ferramentas de monitoramento e avaliação de páginas.
Estas irão percorrer toda a programação de um domínio, identificando partes mais ou menos otimizadas, além de apontar falhas e sugerir melhorias.
Aqui vai algumas das principais ferramentas: GTMetrix, Pagespeed Insight e Web Page Test, todas gratuitas.
Além de identificar problemas de desempenho, essas ferramentas também auxiliam na velocidade de carregamento da sua página, tema que veremos a seguir.
2. Aumente a velocidade da sua página
Um dos principais fatores de ranqueamento de um site, a velocidade de carregamento de uma página também precisa ser analisado, já que o público digital não tem nenhuma paciência para sites lentos.
Um segundo à mais que a sua página leva para carregar e você pode perder um cliente em potencial ou até mesmo uma venda, por isso, seu site precisa rodar com a maior velocidade de carregamento possível.
Principais fatores que devem ser trabalhados para otimizar a velocidade da sua página:
- otimização de Imagens;
- minificação de arquivos CSS, JavaScript e HTML;
- desinstalar recursos desnecessários.;
- usar CDN;
- hospedagem de sites de qualidade.
3. Invista em conteúdos de qualidade
Textos informativos, que buscam sanar as principais dúvidas dos usuários são muito valorizados pelos mecanismos de busca, sendo sugeridos como informação para os usuários.
Tente focar em:
- originalidade;
- texto cativante;
- frases curtas;
- títulos impactantes;
- considerar a intenção do usuário;
- revisar e editar.
4. Utilize técnicas de SEO
O SEO consiste em várias técnicas para otimizar páginas e conteúdos de um site para que este se torne amigável aos rastreadores do Google, posicionando seu site no topo das pesquisas.
Para isso, lance mão de palavras-chaves geralmente utilizadas pelo seu público-alvo, por exemplo, se sua empresa atua no ramo de turismo, uma palavra-chave adequada aqui seria “viagem”.
As palavras chaves também podem ser utilizadas de maneira estratégica no títulos internos do site, textos, cabeçalhos (H1, H2), meta descrições, urls e imagens.
5. Conquiste backlinks
Os backlinks direcionam os usuários de uma página para outra, podendo ser do mesmo domínio (backlink interno) ou de outra página (backlink externo)
A quantidade de backlinks direcionados para o seu site serve como termômetro para indicar os níveis de relevância da sua página, além de transmitir autoridade e credibilidade.
Para ganhar backlinks, invista em guest post em outros sites ou em artigos de qualidade para assim, ser mencionado naturalmente.
Ranquear no Google não é tarefa das mais difíceis, mas pode ser um desafio, já que são várias práticas que necessitam ser executadas para que haja de fato resultados. Sendo assim, é sempre recomendado buscar auxilio de uma agencia de qualidade, onde há um time de profissionais capacitados para fazer essa manobra de forma eficiente, trazendo ótimos resultados.