Um site funciona como uma vitrine para o seu negócio, tornando a comunicação com o cliente mais fácil. Se você deseja saber como criar um site de vendas, é importante, antes de tudo, pensar em alguns detalhes, como um ambiente seguro para compras, onde o cliente irá inserir suas informações financeiras e pessoais, etc.
Para entender melhor como funciona a criação de uma loja virtual, continue lendo esse artigo, pois te mostraremos passo a passo, os principais pontos na criação de um site.
1. Domínio
Para a elaboração de um domínio, dê preferência para um que leve o nome da sua empresa. Isso ajuda transmitir maior confiança ao consumidor, pois este saberá que está no lugar certo.
Se não for possível, seja pelo fato de já existir um domínio com o mesmo nome, questão recorrente para nomes comuns, pode ser utilizado um nome de aproximação ou uma abreviação.
2. Hospedagem
A escolha de uma hospedagem de qualidade influencia em diversos aspectos técnicos e funcionais do seu site. Uma plataforma gratuita pode não transmitir profissionalismo, pois não é permitido adicionar o nome da sua marca no domínio, o que ficaria “suamarca.plataforma.com.br”, por exemplo.
Outros problemas recorrentes de plataformas gratuitas são segurança ineficiente e quedas do sistema, causadas por uma grande número de acessos ao mesmo tempo. Assim, um site de vendas deve ser hospedado em uma plataforma segura tanto para vendas quanto para os usuários.
3. Descrições dos produtos
As descrições dos produtos são um apoio para as suas vendas, pois serão responsáveis por informar sobre suas características, salientar seus pontos fortes e tirar dúvidas do cliente.
As descrições são baseadas em pesquisas e testes para entender quais são as informações interessantes para o cliente. Para isso, deve ser feito um levantamento para descobrir quais os termos que os clientes utilizam mais ao pesquisarem por determinado produto. Com essas informações em mãos, elas deverão ser inseridas nas descrições de maneira equilibrada.
Um blog no site pode ser útil na estratégia para publicar reviews de produtos ou instruções, estimulando as vendas.
4. Identidade visual
Uma identidade visual envolve cores da marca e logotipo, elementos que representam sua empresa e estimulam a identificação do cliente. Esse trabalho é desenvolvido por um designer, que vai estudar uma série de informações sobre a sua marca e criar a identidade que melhor a representa.
Um site lento pode fazer o cliente desistir de uma compra e procurar outra empresa, por isso, é importante que sua página tenha uma navegação rápida e simples. Sabendo disso, é importante investir em layouts leves, sem muitos elementos, efeitos ou imagens pesadas.
As informações também devem estar bem distribuídas para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida.
5. Responsividade
O termo responsividade consiste no desenvolvimento de um site amigável para dispositivos móveis, ou seja, que ofereça uma adaptação do conteúdo para a tela de smartphones e tablets, tornando a leitura mais agradável. Esse é um ponto essencial para a construção do seu site de vendas, já que 74% dos usuários utilizam seus celulares na horas das compras.
Agora que você sabe o básico de como criar site de vendas, não se esqueça de investir tem técnicas de SEO e marketing digital, que irão auxiliar na divulgação e captação de novos clientes. Se preferir, você pode contar com a ajuda profissional da Publiclick, que tem uma equipe completa e qualificada para cuidar de cada detalhe para a sua empresa!