Hoje, com o uso indiscriminado da internet, qualquer empresa pode contatar online o seu público alvo, sendo um chance imperdível de divulgar sua marca e fazer negócios. Muitos artifícios podem ser usados, como email marketing, redes sociais, links patrocinados etc. Para isso, é recomendado contar com o suporte de uma agência de publicidade de conteúdo digital, pois apesar de parecer tarefa simples, são muitos os detalhes que devem ser cuidados.
O que é publicidade digital?
A publicidade digital tem como foco a promoção de uma marca, por meio de dispositivos e canais online, sendo útil tanto para divulgar sua empresa e produtos, quanto para a atração do seu público-alvo e criação de um relacionamento com os consumidores.
Considerando que hoje em dia, as pessoas utilizam a internet para tudo, desde uma rápida pesquisa, até a aquisição de um produto, a publicidade digital, aliada com estratégias de marketing digital, se faz muito importante para o seu negócio.
A propósito, a publicidade digital é um braço do marketing digital, pois está dentro dos “4 ps” da prática: preço, produto, praça e promoção, e é nesse último que a publicidade entra. Ou seja, um complementa o outro e são essenciais em uma estratégia.
Publicidade offline x Publicidade digital
Diferente dos canais de publicidade offline, como jornais e outdoors, na publicidade digital, o anunciante não paga antecipadamente, mas sim quando obtiver o resultados, como um clique, uma visita ao site, uma conversão etc.
Dentre as formas de cobrança por anúncios online, estão:
- custo por clique (CPC);
- custo por mil impressões (CPM);
- custo por aquisição (CPA).
As mídias pagas são realizadas por plataformas que cobram pela veiculação dos anúncios. Dentre os mais conhecidos estão.
1. Links patrocinados
São anúncios em texto que aparecem no topo da página de resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.
2. Mídia display
São anúncios com apelo visual, como imagens e animações, que aparecem no meio de conteúdos de páginas na internet.
3. Social ads
Anúncios em redes sociais que contam com diversos formatos, dentres os mais populares, estão o Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Sponsored Tweets e YouTube Ads.
4. Mobile Ads
Consiste em qualquer forma de publicidade veiculada em sites e aplicativos para dispositivos móveis.
5. Google Shopping
São anúncios de produtos que aparecem nos resultados de busca, com informações de preço, marca e loja.
A publicidade digital é bem mais acessível do que a publicidade offline, inclusive há estratégias orgânicas, que possuem grande eficiência. Para obter resultados, você pode utilizar:
1. SEO
Famosa estratégia do marketing digital que consistem em otimização de conteúdos em um site para a aquisição de melhores posicionamentos nas ferramentas de pesquisas.
2. Redes sociais
Aqui podem ser utilizados posts orgânicos e interações com usuários para propagar seu produto.
3. Email marketing
Através do envio de mensagens automatizadas, pode ser realizada a divulgação de ofertas, estreitando o relacionamento com o público da marca.
4. Blogposts
A elaboração de artigos de qualidade e otimizados auxilia a engajar consumidores.
5. Guest posts
Consiste na publicação de um artigo no blog de uma marca parceira com a intenção de atrair público e gerar mais tráfego para o seu site.
A publicidade digital é uma ótima maneira para facilitar todo o processo de propaganda de uma marca, além de ser mais acessível estrategicamente, já que não se faz essencial o uso de panfletos, cartões de visitas ou até mesmo anúncios em meios de comunicação como rádio e tv, sem falar dos custos, que são reduzidos drasticamente.
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