Aumentar o tráfego orgânico do seu site é essencial para alavancar suas chances de rankeamento, que nada mais é do que se posicionar entre os primeiros resultados de busca dos mecanismos de pesquisa. Isso é um fator decisivo na escolha do usuário, já que a grande maioria não costuma dar atenção às páginas posicionadas abaixo dos 3 primeiros resultados.
Neste artigo, iremos te apresentar quais são as principais estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu site e trazer melhores resultados para a sua marca.
Blog
Um blog permite que você publique conteúdos que sejam do interesse do usuário, trazendo-o naturalmente ao seu site.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha com produtos capilares femininos, uma boa ideia seria postar artigos dando dicas de penteados, cortes etc. Essa pode ser uma questão que os usuários desses nichos estão procurando saber através dos mecanismos de buscas, como o Google, e se você escrever sobre isso no seu blog, há altas chances que ele apareça nos resultados de pesquisa e que pessoas sejam atraídas para o seu site.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes para trazer mas visitas para o seu site sem que seja necessário recorrer a anúncios pagos. Isso envolve a produção de conteúdo relevante e de valor aos usuários, fazendo com que se desenvolva uma visão positiva e de confiança para a sua marca.
SEO
O SEO consiste em diversas práticas que ajudam o seu site a obter os melhores posicionamentos nos mecanismos de pesquisa.
Dentre as principais técnicas estão:
palavras-chave: pesquise os termos mais buscados nas ferramentas de buscas e que tenham a ver com o seu nicho e produza conteúdos relevantes e de qualidade em cima de cada uma delas.
títulos e descrições: crie títulos chamativos e impossíveis de serem ignorados. A Descrição abaixo do link também é importante e precisa ser curta e chamativa.
links internos: Insira links internos nos seus artigos sempre que possível, apontando para artigos relacionado. Isso faz com que o visitante permaneça por mais tempo no seu site e comece a conhecer melhor o que o seu negócio tem a oferecer.
Redes sociais
Utilize as redes sociais ao seu favor na sua estratégia para atrair mais tráfego orgânico, afinal, é bem provável que o seu público-alvo tenha um perfil ativo em pelo menos uma delas.
As principais redes sociais hoje são: Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp. Faça um levantamento para saber em qual rede social o seu público é mais ativo e compartilhe conteúdos do seu site nelas.
70% dos profissionais de marketing consideram a geração de tráfego, juntamente com a geração de leads, o maior desafio do dia a dia, segundo pesquisa do Estado do Inbound, ou seja, o que parece tarefa simples pode necessitar de uma mãozinha extra. Por isso, se precisar, conte com o auxílio de uma agência digital especializada, que irá te guiar passo a passo na tarefa de alavancar sua página nos resultados de pesquisa e consequentemente, trazer mais público qualificado para o seu site. Até a próxima!