A busca por uma agência de otimização deve ser feita com bastante atenção. Com a disseminação do marketing digital, muitas empresas têm sido abertas da noite para o dia, prometendo muitas vezes resultados irreais e causando transtorno aos clientes.
Para se poupar da perda de tempo e dinheiro, desenvolvemos este guia com os principais pontos a serem observados antes de fechar negócio com uma agência. Vamos lá?
Cuidado com agências baratas
Valor muito abaixo do mercado pode indicar algo prometido que não poderá ser cumprido.
A economia é sempre importante quando possível, porém o marketing de conteúdo é uma aposta visando crescimento e retorno, sendo assim, vale a pena investir em uma agência de otimização de qualidade. No final das contas, seu investimento terá valido a pena e o retorno aparecerá por meio de novos clientes.
Verifique o histórico de reputação
Observe o que a agência conseguiu agregar durante o seu tempo de funcionamento, independente se tiver 30 anos de existência ou se inaugurou recentemente. Muitos levam em conta o tempo que determinada agência se encontra no mercado sem levar em conta outros detalhes, como se esta se encontra atualizada perante o marketing de conteúdo, por exemplo.
Procure também conhecer melhor sobre a sua origem e como ela procura manter a qualidade do seu trabalho. Certificações e parcerias também devem ser analisadas.
Confira o portfólio
Pesquise quais foram os serviços prestados até o momento atual e quais as empresas favorecidas. Geralmente, essas informações podem ser encontradas no próprio site da agência.
Observe seus canais de comunicação
Uma agência de otimização de qualidade deve servir como exemplo quando se fala de marketing de conteúdo. Procure então prestar atenção sobre como os seus canais são administrados, verificando se a página é responsiva, ou seja, se foi otimizada para acesso por dispositivos móveis.
O conteúdo dos sites, como postagens, devem ter qualidade, assim como posts nas redes sociais. Avalie o seu estilo, a comunicação com seguidores e a qualidade de fotos e vídeos postados.
Não caia em falsas promessas
Não acredite em alcances de resultados milagrosos. É certo que retornos virão com o tempo, mas não tem como precisar quando irá acontecer nem em que lugar a estratégia irá chegar. Fuja de agências de otimização prometendo os primeiros posicionamentos no Google. Muitas fazem cobranças prometendo ranqueamento no topo de pesquisas, quando na verdade, o que está sendo feito são anúncios. A diferença entre posicionamento e propaganda é evidente, já que os anúncios são devidamente sinalizados pelo buscador.
Busque sempre por clareza
A relação entre agência e cliente deve sempre ser transparente, buscando sanar dúvidas e fornecer informações sobre como anda todo o processo proposto para otimização da sua marca, afinal de contas, é o seu projeto que está em jogo.
Busque por referências
Às vezes não podemos contar apenas com informações disponibilizadas na página oficial, já que o que as agências sempre buscam é passar a melhor imagem aos seu público alvo e conquistar novos clientes.
Uma boa dica é tentar buscar referências sobre a empresa, seja por avaliações online, seja por intermédio de clientes. Para isso, entre em contato com algum deles e questione se o serviço foi executado de forma satisfatória.
Espero que tenhamos sanado suas dúvidas em relação a como encontrar uma agencia de qualidade. Para mais dicas, continue acompanhando nossas publicações!