Perante a concorrência assídua e clientes cada dia mais exigentes, contar com a ajuda de um consultor SEO em São Paulo é de extrema importância para conseguir tirar proveito do que o marketing digital tem de melhor.
Isso porque é provável que você não esteja preparado para cuidar de tudo sozinho, por isso, o auxílio de um profissional especializado no assunto permite otimizar o desempenho do seu site e, consequentemente, aumentar a relevância da sua marca, assim como o custo-benefício dos seus investimentos.
No artigo de hoje, iremos explicar como funciona todo o processo de consultoria SEO, serviço que só cresce em tempos de inclusão digital.
O que faz um consultor SEO?
Uma consultoria SEO tem como objetivo principal analisar, avaliar e direcionar a estratégia adotada por uma empresa em relação ao trabalho de otimização de um site. Um bom profissional saberá organizar uma abordagem para alcançar o melhor desempenho possível, seja identificando erros cometidos, seja definindo melhorias.
A consultoria em marketing digital em comparação com a consultoria SEO é mais ampla, pois foca no aprimoramento de diversas estratégias. Já no caso da consultoria SEO, o trabalho é mais específico, focado em aprimorar o desempenho de um site nos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.
O serviço de consultoria SEO se torna cada dia mais necessário no mercado, já que nem todas as empresas contam com estrutura especializada para atender todas as exigências necessária para alcançar resultados satisfatórios. Segundo levantamento do Content Trends, 44,7% das empresas não tem uma equipe de marketing ou contam apenas com um profissional para cuidar de todo o processo.
Isso pode ser um tiro no pé na estratégia de SEO de uma empresa, já que o profissional designado para a função geralmente precisa lidar com outras tarefas, não atuando de forma eficiente para que a estratégia funcione de fato.
Etapas de uma consultoria SEO
1. Analisar a performance
O ponto de partida do trabalho de um consultor SEO é entender o desempenho da estratégia de otimização que vem sendo executado para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Só a partir dessa análise é possível identificar pontos de melhoria.
2. Analisar a concorrência
O próximo passo é a análise da concorrência e qual o seu desempenho. Isso é muito importante, pois a competição por atenção em forma de cliques é ferrenha. Identificar os pontos fortes e fracos de quem você quer superar se torna mais fácil ao definir os caminhos mais efetivos.
3. Planejamento estratégico
Com essas informações levantadas, está na hora de definir o planejamento estratégico de SEO, como quais as técnicas mais eficientes e quais deverão ser substituídas, além dos principais passos a serem tomados para uma melhoria de desempenho.
Sabendo de todos os processos necessários para uma estratégia SEO eficiente, cabe a cada empresa definir se consegue dar conta de todos os processos, se vai ampliar sua equipe ou até mesmo terceirizar o serviço, custos que serão, com certeza, mais elevados do que uma consultoria especializada.
Um consultor SEO tem como principal objetivo orientar uma organização a encontrar estratégias mais eficientes para aproveitar melhor os recursos disponíveis para o setor, potencializando as chances de sucesso da sua estratégia, independentemente do tamanho da organização. Nós da Publiclick podemos te auxiliar a alavancar os seus resultados nos mecanismos de busca, fator importante para ser notado pelo seu público-alvo. Entre em contato agora mesmo e obtenha sucesso na sua estratégia com um consultor SEO em São Paulo!