Conteúdos SEO são essenciais para atingir seu objetivo e marcar presença no mundo online. Dando continuidade ao tema abordado há alguns posts atrás, iremos agora dar sequência às dicas mais importantes para uma estratégia de marketing de conteúdo infalível. Boa leitura!
Conteúdos SEO parte 2: dicas e mais dicas!
Ao pensar em otimização de conteúdos SEO, a primeira ideia que vem à mente das pessoas são palavras-chaves. Sem dúvidas elas têm um papel muito importante para uma estratégia de marketing digital bem sucedida, mas há outros fatores relevantes, como o foco na experiência do usuário dentro de um site.
Vamos conferir a seguir outros fatores importantes para obter bons resultados para o seu negócio.
Observe a concorrência
Ao trabalhar com uma nova palavra-chave na produção de conteúdo, jogue-a nos mecanismos de buscas e observe como a concorrência trabalhou com a palavra em questão para ter obtido os primeiros posicionamentos.
Não é necessário produzir um conteúdo totalmente diferente dos que já se encontram no topo, mas cuidado para não praticar plágio e copiar o conteúdo do colega, tema que trataremos mais tarde. Apenas use-o como referência. A partir daí, produza conteúdos de melhor qualidade em comparação a fonte.
Invista em uma página responsiva
A utilização de smartphones nas vida dos brasileiros é em maior número em comparação a utilização dos desktops, procurado para atividades mais específicas. Os telefones celulares fazem parte do cotidiano do cidadão, seja para acessos à contas de bancos, realização de compras ou leitura de artigos.
Uma geração inteira sofre interferência dos dispositivos no dia a dia, só para se ter uma ideia, entre 2016 e 2018, os usuários de dispositivos públicos subiu 5 vezes. Sem dúvidas, a responsividade da sua página precisa ser trabalhada.
Lance mão do Google Analytics na sua estratégia
O Google Analytics tem o papel de coletar todas as informações de tráfego de sua página e o comportamento dos usuários. Através dessa ferramenta, você consegue ter acesso ao número de visitantes que acessaram seu site ou post, de onde o conteúdo foi acessado, em qual página ele navegava antes, de qual cidade está sendo feito o acesso, se o acesso está sendo feito por um computador ou celular, quanto tempo essa pessoa permaneceu em cada área da sua página etc.
Baseado nessas informações, o Google Analytics fornece as informações para que você possa começar a trabalhar na otimização do seu site. Assim, você poderá segmentar mais conteúdos, desenvolver artigos de melhor qualidade, atingir seu público alvo positivamente e muito mais.
Cuidado com o Ctrl C + Ctrl V
Cuidado com conteúdos, descrições e títulos duplicados. O Google não costuma poupar os praticantes desse hábito, penalizando sites com conteúdos copiados de outras páginas. Por isso, nada de copia e cola. Conteúdos com conteúdos ricos e de qualidade são os mais valorizados pelo mecanismo de busca, sendo esse o principal segredo para obter bons posicionamentos.
Aplicativos como o Copyscape e Google Webmaster Tools tem como sua principal funcionalidade detectar conteúdos duplicados, significando que, se você for praticante desse mal hábito, há grande chances de ser pego!
Agora com certeza você tem todas as ferramentas necessárias para aumentar o tráfego orgânico do seu site de maneira eficiente, mas se atente ao fato de que resultados podem não aparecer da noite pro dia. Planejamento, monitoramento, frequência e esforço são fatores determinantes para se obter sucesso. Se achar melhor, contrate uma agência de conteúdo para te ajudar com todos esses detalhes e potenciar sua estratégia!