Manter um site apenas com um perfil informativo ou institucional não se enquadra nas novas estratégias de marketing digital, se tratando de folders que não levam em consideração as necessidades e comportamento dos visitantes.
O resultado disso são poucos ou nenhum acesso, sem o alcance de conversões satisfatórias. É necessário então a aplicação de um conteúdo dinâmico no seu site, e é sobre cada um deles que iremos falar a seguir.
Conteúdos essenciais para o seu site
1. Blog posts
É o formato de texto mais utilizado e acessível nas estratégias de marketing digital, sendo a principal escolha de muitas empresas.
Muito disso se deve à sua eficiência e flexibilidade, já que o blog é um canal onde acontece muita interação entre usuário e empresa, através de dúvidas, comentários, sugestões etc, auxiliando na geração de leads (clientes em potencial) para a sua marca.
Tente manter posts aliados com frequência e qualidade para assim, atrair mais tráfego para o seu site.
Se a estratégia estiver em conjunto com boas práticas de SEO então, sua página logo se encontrará no topo de pesquisas do Google, aumentando cada dia mais o seu número de acessos.
2. Ebooks
São livros digitais para ler no desktop, smartphone ou tablet. Geralmente disponibilizados em formato PDF, os ebooks são voltados para conteúdos mais aprofundados, sendo indicado para um público que busca guias práticos sobre determinado assunto.
Seu conteúdo costuma variar entre 2 mil à 3 mil palavras e necessitam de riqueza de imagens, gráficos, cores e formatação.
Geralmente os ebooks são adquiridos gratuitamente pelo visitante por meio de formulários (landing page), que solicitam o endereço de email do usuário, sendo essa uma boa estratégia de email marketing e aquisição de novos cadastros.
3. Infográficos
São peças visuais que abordam conceitos e conteúdos de maneira atraente e simplificada, recurso útil para quem precisa de um alto nível de engajamento, devido ao seu forte apelo visual.
Os infográficos são materiais riquíssimos, ideais para transmitir um conteúdo introdutório ou mais abrangente. Eles são capazes de transmitir de forma assertiva gráficos, pesquisas e dados estatísticos, tornando mais fácil a compreensão do conteúdo.
Há algumas ferramentas gratuitas pela internet que podem te auxiliar a desenvolver um infográfico, como o Canva, por exemplo, mas essa ainda pode ser uma tarefa meio complexa, recomendamos um designer especializado na criação desse tipo de conteúdo.
Que tal então contar com a ajuda de uma agência digital, como a Publiclick?
4. Vídeos
Metade das pessoas, antes de visitar uma loja, buscam videos para obter mais informações sobre tal produto ou serviço do seu interesse, sendo esse, sem dúvidas, um conteúdo indispensável para o seu site.
Os vídeos são uma ótima estratégia para passar informações de maneira rápida e atrativa. O ideal é que sejam curtos, com no máximo 60 a 90 segundos. Já para uma audiência mais madura, é possível criar vídeos mais longos, para ajudá-los a resolver problemas mais específicos.
Lembre-se que os conteúdos devem agregar valor, e não se esqueça de inserir uma CTA no final do vídeo para que os usuários sigam o funil de vendas.
Ainda nesse tema, temos os webinars, que são conferências online ao vivo, transmitidas em plataformas de vídeo, que contam com a presença de especialistas debatendo sobre determinado assunto. Os webinars andam em alta e são uma excelente estratégia para captar leads.
Esperamos ter ajudado você a ter uma ideia mais clara sobre quais tipos de conteúdo investir no seu site quando se fala em marketing digital. Se você ainda não se sente preparado ou deseja a opinião de um especialista, entre em contato com a Publiclick pelo nosso site e teremos o prazer em te ajudar!