Milhões de pesquisas são feitas por segundo nos principais mecanismos de pesquisa, em especial o Google, o mais utilizado do mundo. Motivados em sanar suas dúvidas, usuários lançam mão desse tipo ferramenta atrás de respostas, seja questões do dia a dia, seja uma compra que queiram realizar. Ao mesmo tempo, o Google busca organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. É aí que entra o papel do Search Engine Optimization (SEO), mas você sabe o que SEO faz?
Se você é leigo quando o assunto é SEO, continue acompanhando esse artigo, pois te explicaremos mais detalhadamente como essa estratégia funciona, assim como a sua importância, vamos lá?
O que é SEO?
O SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas da web, visando alcançar os melhores posicionamentos de forma orgânica, gerando tráfego e autoridade para um site, página ou blog.
Estar nos primeiros posicionamentos é crucial para obter maior visibilidade para uma marca, pois é ali que se encontram os links mais clicados e visualizados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que precisam.
Para se ter uma ideia, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques, enquanto apenas 0,78% dos usuários clicam em um link na segunda página de resultados.
Por quê devo utilizar uma estratégia SEO?
Uma estratégia SEO bem aplicada permitirá que a sua página ou loja virtual se torne mais conhecida e receba mais visitantes, aumentando as chances de conversões, mas para isso, você precisa provar para o Google que tem a melhor resposta ao usuário, para assim, aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).
Uma boa estratégia de SEO não engloba apenas o bom uso de palavras-chave, mas também conteúdos de qualidade e escaneabilidade, ou seja, um layout com leitura agradável tanto para desktop quanto para smartphones.
O que envolve os primeiros posicionamentos?
Os fatores determinantes para o bom posicionamento de um conteúdo no Google são os seus algoritmos, que possuem critérios específicos para o rankeamento de um site.
O Google não revela abertamente quais seriam esses fatores, embora dê declarações que entregam algumas dicas. Além disso, o próprio mercado se movimenta para fazer estudos que revelam o impacto que determina o posicionamento de uma página.
De forma geral, sabemos que os fatores de rankeamento se dividem basicamente em dois grupos, o on page e o off page.
On page
Consiste em fatores de rankeamento que estão presentes na própria página. Dentre eles estão:
- conteúdo;
- título e meta descrição;
- heading tags;
- imagens;
- Urls.
Off page
Já os fatores de rankeamento off page são baseados em elementos fora da página, que a mostram como uma referência no assunto abordado. Veja exemplos:
- quantidade de backlinks;
- diversidade de backlinks;
- contexto dos backlinks;
- menções à marca;
- sinais sociais;
- buscas diretas.
O SEO é uma estratégia indispensável em um cenário onde a maioria dos consumidores têm preferência pela aquisição de produtos online. Se adequar a essa nova realidade é tarefa essencial para lucrar ainda mais com o seu negócio, pois a tendência é cada dia mais a migração dos consumidores físicos para a internet.
Agora que você entendeu o que SEO faz, não deixe de conferir os demais conteúdos do blog da Publiclick para se manter atualizado sobre as maiores tendências do marketing digital.