o que faz seo?

O que SEO faz?

Milhões de pesquisas são feitas por segundo nos principais mecanismos de pesquisa, em especial o Google, o mais utilizado do mundo. Motivados em sanar suas dúvidas, usuários lançam mão desse tipo ferramenta atrás de respostas, seja questões do dia a dia, seja uma compra que queiram realizar. Ao mesmo tempo, o Google busca organizar os conteúdos em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. É aí que entra o papel do Search Engine Optimization (SEO), mas você sabe o que SEO faz?

Se você é leigo quando o assunto é SEO, continue acompanhando esse artigo, pois te explicaremos mais detalhadamente como essa estratégia funciona, assim como a sua importância, vamos lá?

O que é SEO?

O SEO consiste em um conjunto de técnicas de otimização de sites, blogs e páginas da web, visando alcançar os melhores posicionamentos de forma orgânica, gerando tráfego e autoridade para um site, página ou blog.

Estar nos primeiros posicionamentos é crucial para obter maior visibilidade para uma marca, pois é ali que se encontram os links mais clicados e visualizados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que precisam.

Para se ter uma ideia, os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques, enquanto apenas 0,78% dos usuários clicam em um link na segunda página de resultados.

Por quê devo utilizar uma estratégia SEO?

Uma estratégia SEO bem aplicada permitirá que a sua página ou loja virtual se torne mais conhecida e receba mais visitantes, aumentando as chances de conversões, mas para isso, você precisa provar para o Google que tem a melhor resposta ao usuário, para assim, aparecer nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).

Uma boa estratégia de SEO não engloba apenas o bom uso de palavras-chave, mas também conteúdos de qualidade e escaneabilidade, ou seja, um layout com leitura agradável tanto para desktop quanto para smartphones.

O que envolve os primeiros posicionamentos?

Os fatores determinantes para o bom posicionamento de um conteúdo no Google são os seus algoritmos, que possuem critérios específicos para o rankeamento de um site.

O Google não revela abertamente quais seriam esses fatores, embora dê declarações que entregam algumas dicas. Além disso, o próprio mercado se movimenta para fazer estudos que revelam o impacto que determina o posicionamento de uma página.

De forma geral, sabemos que os fatores de rankeamento se dividem basicamente em dois grupos, o on page e o off page.

On page

Consiste em fatores de rankeamento que estão presentes na própria página. Dentre eles estão:

  • conteúdo;
  • título e meta descrição;
  • heading tags;
  • imagens;
  • Urls.

Off page

Já os fatores de rankeamento off page são baseados em elementos fora da página, que a mostram como uma referência no assunto abordado. Veja exemplos:

  • quantidade de backlinks;
  • diversidade de backlinks;
  • contexto dos backlinks;
  • menções à marca;
  • sinais sociais;
  • buscas diretas.

O SEO é uma estratégia indispensável em um cenário onde a maioria dos consumidores têm preferência pela aquisição de produtos online. Se adequar a essa nova realidade é tarefa essencial para lucrar ainda mais com o seu negócio, pois a tendência é cada dia mais a migração dos consumidores físicos para a internet.

Agora que você entendeu o que SEO faz, não deixe de conferir os demais conteúdos do blog da Publiclick para se manter atualizado sobre as maiores tendências do marketing digital.

Organização, força de vontade, busca por conhecimentos e um desafio não tão novo assim. Não fazemos promessas malucas, temos os pés no chão, privacidade sempre.