Você sabia que para ser notado na imensidão que é a internet, você precisa lançar mão de técnicas de otimização de sites? Estar por dentro sobre sobre como os principais mecanismos de busca ranqueiam uma página é o pulo do gato para atrair mais acessos.
Neste artigo iremos explanar o que é otimização de conteúdo e como dar o pontapé inicial para integrá-lo na estratégia da sua marca. Vamos lá?
Otimização de Sites – O que é?
Quando se fala em otimização de sites, é impossível não relacionar a técnica ao SEO. O termo originado da expressão em inglês “search engine optimization” ,passado para o português, traz a ideia de otimização aos motores de busca ou otimização de sites. Ou seja, as técnicas otimização de conteúdo e SEO se fundem uma com a outra.
A otimização de sites parte de princípios variados. O primeiro deles é de aplicação de elementos mais técnicos e criativos para o direcionamento do tráfego, tendo como objetivo final o aumento da exposição do site e melhoria nos posicionamentos dos motores de busca de maneira orgânica.
A seguir, vem a estruturação da página, de modo que seja compreendida facilmente pelos buscadores, e por último, mas não menos importante, está a importância de tornar o conteúdo do site mais amigável ao usuário, fazendo com que a experiência deste se torne mais produtiva. Lembre-se que no final das contas, o foco do seu trabalho sempre deve levar em conta o seu público.
Otimização de sites x Mecanismos de busca
Lá no início da década de 1990, os mecanismos de buscas ainda não tinham a capacidade de buscar sites de forma automática. A cada nova página criada, era necessário que fosse enviado um link para que um novo url fosse inserido dentro da biblioteca de resultados para que o conteúdo fosse finalmente disponibilizado.
Graças à popularização da internet, a indexação se tornou um processo bem mais simplificado. Porém, a concorrência em busca de obter ranqueamentos nos buscadores também ficou mais acirrada, tornando a aplicação de uma eficiente estratégia de otimização fator indispensável para qualquer site.
Grande parte do tráfego em toda a rede é conduzido pelas principais ferramentas de busca: Google, Bing e Yahoo. Elas são a porta de entrada de navegação para quem está em busca de alguma informação, criando um link entre a sua página e quem busca por algum tipo de serviço. É aí que entra as técnicas de SEO, facilitando essa ligação e por consequência, trazendo tráfego mais qualificado ao seu site. Mais valor também é trazido para a sua marca, assim como retorno considerável ao seu negócio.
Pouquíssimas são as estratégias de marketing digital que agregam tanto valor quanto a otimização de sites. Novas tendências vêm e vão, mas um site sempre permanecerá no mundo virtual, e é para lá onde você precisará atrair parte massiva do seu público.
OTIMIZACAO DE SITES – Cada buscador possui algoritmos diferentes
Cada mecanismo de busca se baseia em algoritmos próprios de indexação e ranqueamento de páginas. É importante então montar uma estratégia de SEO levando em conta o que é mais relevante para esses algoritmos para então trazer resultados significativos à sua página.
Como aplicar otimização no meu site?
Apesar de algumas técnicas de otimização de sites serem até simples, realizar essa tarefa por conta própria pode não ser garantia de resultados efetivos. Muita coisa está envolvida quando se fala em ranqueamento, além do fato de que todo o seu site precisa estar otimizado para se obter resultados consistentes.
Procure então a ajuda de uma agência de confiança. Esta poderá te guiar, por meio de profissionais qualificados, em relação a todos os detalhes necessários para obter sucesso com o seu site.
Boa sorte e até a próxima!