O SEO (search engine optimization) consiste em várias técnicas de otimização de conteúdo online, visando melhorar o posicionamento da sua página nos mecanismos de pesquisa, como o Google. É uma estratégia muito eficiente para aparecer nas primeiras páginas de resultados e conquistar maiores acessos, mas para isso, essa técnica deve ser aplicada de maneira eficiente. Venha com a gente que te explicaremos melhor nos próximos parágrafos os primeiros passos para a aplicação eficiente do SEO!
Procure por uma agência de qualidade
Contar com agências de otimização de conteúdo é muito importante para obter sucesso na sua empreitada em busca dos melhores ranqueamentos. Isso porque o Google está sempre desenvolvendo novos algoritmos, e isso pode ser um assunto complexo para empresas, que dentre outras coisas, também tem outras prioridades. Contratar uma agência te permite planejar de forma meticulosa toda a estratégia necessária para aplicar as técnicas de SEO de forma efetiva, com a responsabilidade de cuidar de todos os detalhes que possam tornar o conteúdo do site relevante para os mecanismos de busca.
SEO na prática
As técnicas de search engine optimization consistem em otimizar uma ou várias páginas para buscas orgânicas. São englobados diversos fatores, como um texto com leitura amigável ao usuário e com palavras relevantes inclusas, criação de urls personalizadas e aprimoradas, dentre outros.
Para que um site exista para uma ferramenta de busca como o Google, ela precisa ser lida e assim aparecer nas pesquisas. Uma técnica de SEO bem aplicada servirá como uma apresentação aos robôs do Google, os chamados “crawlers”, responsáveis pela leitura do conteúdos dos sites. Dessa forma, seu site, assim como todas as suas páginas, passam a ser exibidas nos resultados de pesquisa. Quanto melhor o SEO, mais chances o seu conteúdo terá de ranquear.
Posso eu mesmo aplicar técnicas de SEO no meu site?
Na teoria sim, qualquer pessoa pode aplicar técnicas de search engine optimization no seu site, mas isso não quer dizer que sua página estará no ranking das pesquisas automaticamente e com um número de acessos invejável. É tudo um pouco complexo, já que alguns mecanismos levam em conta certas regras ao anexar um site em seu sistema e essas variáveis irão determinar o posicionamento do site.
Os já conhecidos robôs do Google fazem essa leitura constantemente para garantir que as páginas mais relevantes estejam no topo. As regras de SEO também são atualizadas da mesma forma, então é sempre bom tentar se manter relevante por meio de trabalho constante.
Importância do SEO para a sua marca
Aplicar técnicas de search engine optimization é de extrema relevância para a estratégia de marketing digital da sua marca. Segundo levantamento da imForza, 75% dos usuários de mecanismos de busca não passam da primeira página em suas pesquisas. Isso significa que o seu público alvo ficará limitado a apenas 25% das pesquisas, levando em consideração que o seu site se encontre na segunda página de resultados. Não ser visto significa perda de leads, clientes e também de dinheiro.
Vale frisar que é importante acima de tudo oferecer um conteúdo relevante, sem a utilização indiscriminada de palavras chave, por exemplo. Essa prática é extremamente mal vista pelo Google, cabendo penalidade ao usuário, te posicionando lá atrás nos resultados de pesquisa. Por isso, sempre preze por utilizar as técnicas de SEO de maneira orgânica.
Não deixe de ler mais conteúdos da Publiclick para melhor te auxiliar na sua jornada rumo ao topo dos resultados de buscas! Qualquer dúvida, deixe um comentário ou entre em contato pelo site!